quarta-feira, 28 de março de 2012

"Você se Lembra?" Tracy Chapman


O quadro “Você se Lembra” embarca mais uma vez para o final da década de 80, destacando uma cantora negra norte-americana que teve muita notoriedade.
Vou falar sobre Tracy Chapman, nascida na cidade de Cleveland, no dia 30 de março de 1964 (completando 48 anos em 2012).


Cantora de música pop romântica, R&B, jazz e soul, que tem como característica sua bela voz, bastante grave.
Os seus maiores sucessos internacionais foram com as ótimas canções "Baby Can I Hold You", "Fast Car"..... Até hoje, essas músicas fazem parte do repertório de rádios “adultas” e de programas românticos.


Tracy Chapman toca guitarra e escreve canções desde criança. Ingressou no programa "A Better Chance", voltado a identificar nacionalmente crianças negras talentosas para o desenvolvimento acadêmico, o que lhe permitiu freqüentar a Wooster School, em Connecticut e posteriormente a Tufts University, em Medford (Massachussets).

Começou a carreira profissional em 1988, ao lançar seu primeiro álbum, intitulado "Tracy Chapman", aclamado pela crítica, onde passou a realizar turnês e conquistar o público.
A música "Fast Car" alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos.


O disco vendeu bem e fez com que ela ganhasse quatro prêmios Grammy em 1989, inclusive o de Melhor Artista Revelação.
Neste mesmo LP, a faixa cinco apresentava a bela balada "Baby Can I Hold You".... No Brasil, a canção fez parte da trilha sonora da novela "Vale Tudo".


Tracy Chapman tornou-se uma artista ligada à Anistia Internacional, participando da tour "Human Rights Now!" e virou uma das mais influentes artistas no meio universitário norte-americano, nos anos 80.

Ela mantém a carreira, até com alguns destaques nos Estados Unidos e Europa, porém não obteve o mesmo sucesso comercial do primeiro disco.

Em 2004, a Tufts University concedeu-lhe o título de doutora honoris causa em Belas-artes, por sua contribuição como uma artista socialmente engajada e por suas realizações artísticas.


Tracy Chapman é totalmente privada quanto à sua vida particular, sendo considerada inclusive reclusa..... por isso, não se ouve falar dela no mundo do “show bizz”.

Mas ela deixou duas belas canções que continuam nas lembranças de muitas pessoas.


Texto de Daniel Vito

Um comentário: