quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Neste dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data na qual lembramos o reconhecimento, a importância e contribuição da mulher na sociedade.


Apenas uma rápida passagem na história: a data foi celebrada pela primeira vez em 1910, durante uma conferência na Dinamarca.
Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Também devemos lembrar o Dia Internacional da Mulher como luta contra o preconceito, e a violência.

E é claro que o blog “Papo do Som” preparou uma seleção com músicas que homenageiam o sexo feminino.

No ano de 1980 John Lennon escreveu a antológica canção “Woman” para a sua esposa, Yoko Ono, e também para todas as mulheres... um clássico do disco “Double Fantasy”.... Lennon disse que esta música era sua versão para "Girl" (música que John compôs na época dos Beatles e lançou no álbum Rubber Soul) mais amadurecida. 


A rainha do rock brazuca, Rita Lee, é um exemplo de mulher de talento e de que não foge da raia... Ela demonstrou esse sentimento na música "Cor de rosa choque”, do ano de 1982... Foi tema do programa “TV Mulher” da Globo..... A letra mostra os problemas como: "Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra", mas também exalta suas qualidades "... o sexto sentido maior que a razão"..... 


Chico Buarque sempre exaltou as mulheres, dedicando muitas canções a elas...
A ótima "Mulheres de Atenas" foi escrita por Chico e Augusto Boal para a peça "Lisa, a Mulher Libertadora de Boal"....Fez parte do LP “Meus Caros Amigos”, de 1976.


Roy Orbison foi um dos maiores artistas da história da música... até Elvis Presley, o Rei do Rock, o chamou de “maior cantor do mundo”... Ele gravou uma belíssima canção em homenagem as mulheres “Oh, Pretty Woman”, fez parte do filme “Uma Linda Mulher”..... Um grande clássico!!!!


O “Tremendão” Erasmo Carlos também fez sua homenagem com o álbum chamado “Mulher” (Sexo Frágil)", de 1981..... A repercussão do disco foi grande, a partir da própria capa, polêmica, que mostra Erasmo sendo amamentado pela esposa..... 
Trouxe temas sobre o relacionamento de um casal, e em especial a faixa-título (parceria com a esposa Nara).


"Have You Ever Really Loved a Woman?" (Você Realmente Já Amou Uma Mulher?) é uma canção de Bryan Adams, do disco “18 til I Die” e foi trilha sonora do filme “Don Juan DeMarco”.... é um profundo pensamento aos homens se realmente já amaram uma mulher de verdade .
Para realmente amar uma mulher, para compreendê-la
Você precisa conhecê-la profundamente por dentro
Ouvir cada pensamento, ver cada sonho
E dar-lhe asas quando ela quiser voar
Então, quando você se achar repousando
Desamparado nos braços dela
Você saberá que realmente ama uma mulher...”


O genial Benito di Paula, no seu estilo samba jóia, fez uma exaltação a Mulher Brasileira, mistura de raças.... a mulher que caminha, que trabalha e que samba.
Agora chegou a vez, vou cantar
 Mulher brasileira em primeiro lugar...”


Essa é a minha singela homenagem às mulheres, que nos encantam todos os dias com beleza, charme, talento, garra, dedicação e outras tantas qualidades...
Parabéns a todas as mulheres!!!!


Texto de Daniel Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário