domingo, 15 de janeiro de 2012

Especial: 40 anos de ABBA

Após um período de férias para carregar as baterias, eu já estava com saudade de escrever para o blog.... E inicio o ano de 2012 em grande estilo, com um especial vindo da Escandinávia.... uma das bandas de maior sucesso da história: ABBA, que completa 40 anos em 2012.


O grupo foi formado na Suécia em 1972 pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson, e as vocalistas: a linda loira Agnetha Fältskog e a ruiva Anni-Frid Lyngstad (aliás, Anni não era sueca, mas Norueguesa). Através das iniciais dos nomes deles, foi criado o nome ABBA.


Posso dizer que é uma das minhas bandas favoritas, pois tem belos arranjos, letras lindas e um conjunto vocal excelente. Uma mistura de romantismo, melancolia, com muita batida e suingue. O ABBA foi um dos precursores da disco music, que agitaria as pistas nos anos 70.

Agnetha, Benny, Björn e Anni-Frid

Eles fizeram tanto sucesso que chegaram a ser chamados de “Beatles Suecos”. Para quem não sabe, o ABBA tem a quarta maior vendagem da história mundial: já foram quase 400 milhões de álbuns, ficando atrás apenas dos Beatles, Elvis Presley e Michael Jackson!!!

Além de formarem uma banda, os integrantes também eram casais na vida real. Agnetha era casada com Björn; e Benny casado com Anni-Frid.

O primeiro grande hit mundial do ABBA foi com a música "Waterloo", de 1974.
  
O sucesso definitivo veio a partir de 1975, com a fantástica música “Fernando”, um dos maiores hits do grupo.


Em 1976, é lançado o álbum “Arrival” e emplaca vários hits, como a clássica “Dancing Queen. Esta é considerada a canção de maior sucesso do grupo e um dos primeiros passos da disco dance. Até hoje, “Dancing Queen” agita as pistas do mundo inteiro. Aliás, quem nunca escutou essa música em uma festa?

Neste mesmo disco, tem a música “Knowing Me, Knowing You", que aborda as dificuldades de um relacionamento e o tema da separação.

Em 1977, foi lançado o disco chamado “ABBA – The Álbum” e traz como destaque a canção “Thank You For The Music, uma espécie de agradecimento à música. Conta a alegria e a felicidade que a música leva às pessoas.
"Obrigado pela música, as canções que estou cantando
Obrigado por toda a alegria que elas estão trazendo
Quem pode viver sem isto, eu pergunto honestamente
O que seria a vida
Sem uma canção ou uma dança, o que seria de nós?
Assim eu digo, obrigado pela música"


E como tudo na vida chega ao fim, os casamentos dos integrantes do ABBA terminaram. Com a separação, ficou complicado o clima da banda.
Em 1980 é lançada a música “The Winner Takes It All” escrita por Björn e inspirada na separação dele e de Agnetha. Fala sobre o jogo do amor e da perda de alguém querido. Essa é minha música favorita do ABBA!!!.... tem uma introdução de piano melancólica genial, uma espécie de saudade... com vocal impecável de Agnetha.
Vídeo com a tradução:

Em 1981, mais um grande sucesso “Lay All Your Love on Me”, canção que mistura sintetizadores e batidas disco. A letra mostra a insegurança e ciúmes de uma mulher no relacionamento e pede para que o amado não desperdice suas emoções.


No ano de 1982, o ABBA anunciou o seu fim. Mas mesmo 30 anos após a separação, o grupo continua nas mentes e corações das pessoas que viveram os anos 70 e também conquistando as novas gerações, que assistem ao musical “Mamma Mia” e também o filme, de 2008.
Abaixo, o vídeo desta música de 1975.
O musical “Mamma Mia” já foi visto por mais de 35 milhões de espectadores em todo o mundo.

Capa do filme "Mamma Mia"

Sem dúvida, o ABBA foi uma grande banda que marcou época.
E uma das grandes músicas do ABBA´é “Voulez Vous” que mistura suingue e muita batida disco que predominaria nos anos 70.

Todos os integrantes continuam vivos, mas eles sempre rejeitaram um possível retorno. Eles chegaram a recusar proposta de mais de 1 bilhão de dólares para uma turnê de shows.
Talvez a mágoa entre eles continue ou talvez não queiram estragar a imagem do passado.


Ouça outros grandes sucessos da carreira do ABBA.
SOS”, 1975

Take a Chance On Me”, 1977

Gimme! Gimme! Gimme!”, 1979

Chiquitita”, 1979

Super Trouper”, 1980


Texto de Daniel Vito

5 comentários:

  1. Adoroo..
    Amo todoas as musicas!!

    ResponderExcluir
  2. Não se faz musicas como antigamente
    a musica do abba toca na alma..
    Ainda não vi vozes como de Agnetha e Anny-frid.
    Tudo hoje é descartavel.
    Parabems pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é therezinha ...adorei ouvir é como se voltássemos ao tempo ...como já dizia o poeta isso toca no fundo da alma de quem tem um pouquinho de romantismo , imagine quem vive ainda no romantismo ....bjsss.

      Excluir
    2. Nossa, muito bom seu texto. Parabéns

      Excluir
  3. Mentira!Os ABBA nunca anunciaram oficialmente o fim!!!

    ResponderExcluir