quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O estilo inconfundível de Rod Stewart

Em 2012 um dos grandes nomes do rock n roll mundial completa 50 anos de carreira. Roderick David Stewart, conhecido como Rod Stewart, nascido em Londres, no dia 10 de janeiro de 1945.



Conhecido por sua voz áspera e rouca, Rod Stewart começou a ficar conhecido no final dos anos 60 quando participou da Jeff Beck Group e depois juntou-se ao The Faces,  ao lado de Ronnie Wood (do Rolling Stones) iniciando paralelamente sua carreira solo.



Em 1971, Rod Stewart conseguiu atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso com a canção "Maggie Mae" (junto com o The Faces).

O The Faces durou até 1975 com Ronnie Wood juntando-se aos Rolling Stones como guitarrista e Rod Stewart prosseguindo em sua carreira solo.

  
Ainda em 1975, Rod Stewart lançou dois grandes hits: "Sailing" e "I Don't Want To Talk About It".





Em 1976, ele fez enorme sucesso com a canção "Tonight's the Night" que fez parte do álbum A Night on the Town, o primeiro álbum a ganhar um disco de platina pelas vendas.

O oitavo álbum de Rod Stewart, de 1977, emplacou a canção "You're In My Heart", dedicada ao seu amor ao seu país de origem, a Escócia (a família dele é escocesa).

Em 1978, ele lançou a canção "Da Ya Think I'm Sexy?", um dos maiores sucessos da carreira de Rod Stewart, que atingiu o numero 1 em praticamente todos os paises.
Nesta canção, Rod perdeu um processo por plágio para o cantor brasileiro Jorge Ben Jor pela canção "Taj Mahal". Como punição Rod Stewart concordou em doar os royalties da sua canção para a UNICEF.

Nos anos 80 Rod Stewart fez sucesso com canções como "Young Turks", "Baby Jane" e "People Get Ready", com o velho amigo Jeff Beck.









Em janeiro de 1985, ele tocou no Rock in Rio para mais de 100 mil pessoas. E em 1986, mais um grande hit: “Every Beat Of My Heart”.

No ano de 1988, Rod Stewart lançou o álbum Out Of Order, produzido por Andy Taylor do Duran Duran e Bernard Edwards do Chic. Destaque para a música "Forever Young" (esta é uma das minhas canções favoritas dele).

O álbum Vagabond Heart de 1991 trouxe como destaque a canção "Have I Told You Lately".

No ano de 1993, ele gravou "All For Love" com Sting e Bryan Adams para a trilha sonora do filme Os Três Mosqueteiros.

No Reveillon de 1995 tocou para 3 milhões e meio de pessoas na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, Rod Stewart se concentrou regravando canções dos anos 30 e 40 do "Great American Songbook". Ao todo, ele lançou seis álbuns desta série, o último em 2011: “The Best Of The Great American Songbook.

Entre as curiosidades da vida de Rod Stewart, antes da fama, trabalhou como pintor de silk screen e até coveiro. Ele casou 3 vezes e teve sete filhos.

Ao longo da carreira, ele atingiu várias vezes as paradas de sucesso mundiais.
É estimado que Rod Stewart tenha vendido por volta de 250 milhões de cópias. É considerado uma das figuras mais irreverentes da música e um dos artistas mais bem sucedidos de todos os tempos.




Texto de Daniel Vito 


2 comentários:

  1. eu amoooo,tenho ele como meu favorito deste 18anos as musicas dele me traz muitas recordações da minha adolescencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu digo que adoro ao rod ele e uma fonte de expiracao para mi e uma delicia adoro muito every beat of my hert.
      sou um grande f~a dele.

      Excluir