segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As Belas Canções de Phil Collins

Neste dia 30 de janeiro, é o aniversário de 61 anos de um cantor, compositor e baterista brilhante, do qual eu gosto muito.... estou falando de Philip David Charles Collins, mais conhecido como Phil Collins.
Nascido em Londres, ele foi um baterista e vocalista da banda Genesis.


Depois que Peter Gabriel deixou o Genesis em 1975, Phil Collins assumiu os vocais. Esse foi o período de maior sucesso comercial da banda.
Alguns grandes hits com o Genesis.
"Follow You, Follow Me", de 1978

Misunderstanding”, de 1980


"Home by the Sea", de 1983

Invisible Touch", de 1986

"In Too Deep” (ótima música de 1986)

Hold on My Heart", de 1992

Paralelo à banda, ele seguiu a carreira solo. Seu primeiro disco foi “Face Value”, em 1981, que trouxe os hits: "In the Air Tonight" e “If Leaving Me Is Easy


Este e os discos que se seguiram foram grandes sucessos de vendas e muitas músicas estiveram entre as mais ouvidas.
Em 1982, "You Can't Hurry Love" do álbum “Hello, I Must Be Going!

1984: um dos maiores sucessos da carreira de Phil Collins: “Against All Odds (Take a Look at me Now”). Canção indicada para o Oscar.... 

Em 1985 é lançado o disco “No Jacket Required”, que ganhou o Grammy nas categorias Álbum do Ano e Melhor Performace Vocal Pop Masculino.
Destaque para a fantástica balada romântica "One More Night".

Entre um disco e outro, Phil Collins sempre lançava alguns singles de muito sucesso, como “Separate Lives” (em dueto com Marlyn Martin) e a bela “A Groovy Kind Of Love”, de 1988.


Outro album marcante foi “...But Seriously”, de 1989... Com as clássicas: "Do You Remember?”, "I Wish it Would Rain Down" e "Another Day in Paradise" que ganhou o Grammy na categoria Gravação do Ano.



Nos anos 90, Phil Collins continuou produzindo grandes canções, como: “Everyday”, de 1993.

Em 1999 Phil Collins fez a trilha Sonora do desenho animado “Tarzan”… E com a música “You'll Be in My Heart” ganhou o Oscar, o Grammy e o Globo De Ouro.



Em Maio de 2008, Phil Collins anunciou o fim da sua carreira. O motivo foi um problema nas cordas vocais. Antes, também teve problemas com a audição.

Um ano depois, anunciou que também iria parar de tocar bateria. Após uma cirurgia em uma das vértebras da coluna cervical que teve como seqüela a perda da sensibilidade nos dedos.

Uma curiosidade, é que na adolescência, ele participou do primeiro filmes dos Beatles, "A Hard Day's Night", como um dos milhares de jovens que assistiam uma apresentação da banda no final do longa.

Phil Collins já colaborou com vários artistas conhecidos, como Paul McCartney, George Harrison, Eric Clapton, Robert Plant, Ringo Starr, John Lennon, Elton John, Sting, Mark Knopfler, Bee Gees e outros.


A obra de Phil Collins é espetacular... digna de um gênio da música!!!


Texto de Daniel Vito

2 comentários:

  1. maravilhaaaa de post! aqui em casa amamos phil collins!

    ResponderExcluir