segunda-feira, 30 de maio de 2011

Meu primeiro CD

Sempre fui fã de música.... e lembro dos tempos dos discos de vinil e de quando gravava várias músicas em fitas K7.......
Mas quando o CD chegou, no começo dos anos 90, foi uma grande novidade... Aquele disco brilhante me encantou bastante, apesar de eu preferir o som do vinil com aquele chiado inigualável no início de cada faixa...

Em 1994 eu comprei o meu primeiro CD, no antigo Mappin da Praça Ramos... De uma das minhas bandas favoritas, dos anos 60 originária de Nova York.. The Mamas and The Papas!!!

O grupo era formado por John Phillips (autor das músicas do grupo), a bela Michelle Phillips, 'Mama' Cass Elliot e Denny Doherty...  Com belos arranjos e uma grande harmonia vocal, eles chegaram ao sucesso em 1966 com o álbum, “If You Can Believe Your Eyes and Ears” que trazia um dos seus maiores sucessos, "California Dreamin".... fantástica!!!!

Outra grande canção deste primeiro álbum refere-se à Segunda Feira... Muitas pessoas consideram o pior dia da semana, mas a banda tratou de mudar a imagem deste dia, com "Monday, Monday".... “Segunda Feira, tão boa pra mim... manhã de segunda, foi tudo que eu esperava que fosse”.....

O The Mamas & The Papas foi uma das únicas bandas norte-americanas a conseguir competir com a Invasão Britânica (liderada por The Beatles e Rolling Stones).....
Muitas das músicas deles embalaram a geração 60 e o movimento “hippie”.... uma das mais marcantes é “I Call Your Name” (letra de John Lennon)...

O grupo durou pouco tempo. Gravou e se apresentou de 1965 a 1968, lançando cinco álbuns... Eles fizeram algumas regravações: entre elas, da bela música “My Girl”, original da banda “The Temptations” de Smokey Robinson..... com tradução...  
Eu não preciso de dinheiro, fortuna ou fama.. Eu tenho todas as riquezas que um homem pode desejar.... Minha garota!

Apesar do pouco tempo juntos, a obra do The Mamas & The Papas ficou para sempre marcada na história... com certeza, é uma das bandas mais brilhantes de todos os tempos... destaque para o maravilhoso vocal de Mama Cass, como na música “Dream a Little Dream Of Me”...

Até hoje tenho esse CD, muito bem conservado, conforme a foto abaixo.....Eu sempre escuto e viajo nas belas canções dos anos 60... 

Outra música que eu curto é “I Saw Her Again (last night)”…

Dos quatro integrantes da banda, apenas Michelle Phillips continua viva... "Mama" Cass morreu em 1974. John Phillips faleceu em 2001 e Denny Doherty morreu em 2007....
Essa canção é uma das minhas favoritas deles e com certeza uma das mais belas do rock n roll:... “Dedicated To The One I Love”…. 

Para encerrar a homenagem ao The Mamas and Papas, mais uma regravação genial:.. Do You Wanna Dance”, escrita em 1958 por Bobby Freeman...


   Integrantes do The Mamas and Papas: Denny Doherty, 'Mama' Cass, Michelle Phillips e John Phillips


Texto de Daniel Vito

2 comentários:

  1. Olá, Daniel
    Parabéns pelo blog!
    Sobre o grande The Mamas & the Papas, eu também gosto de "Creeque Alley", que parece ser uma autobiografia do grupo...
    http://www.youtube.com/watch?v=uXSyFofyV2c
    E a que se confirmar se é verdadeira ou não a história que a música "Michelle", dos Beatles, foi composta pelo Paul McCartney por causa da Michelle Phillips...
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Fala Rogério... obrigado pelos elogios e vindo de vc, grande "expert" da boa música, fico lisonjeado!!!
    Com certeza "Creeque Alley" é uma das melhores músicas do The Mamas & The Papas... e é sim uma autobiografia do grupo muito bacana...
    Sobre a música "Michelle" dos Beatles, lendo bastante sobre o assunto, vi que Paul McCartney realmente se encantou por Michelle Phillips e compôs a música...
    Aliás, Michelle Phillips teve caso com Denny Doherty e John Phillips praticou incesto contra a filha Mackenzie....
    Abração!!!

    ResponderExcluir