quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

"Você se Lembra?" Metrô

Com a correria do fim de ano e as férias chegando, muito trabalho a fazer, e fiquei uns dias sem postar para o blog.... Mas claro que, mesmo trabalhando ou de folga, estava escutando música.

Essa semana, irei resgatar no quadro “Você se Lembra” uma banda que fez muito sucesso nos anos 80: é o Metrô, grupo formado em 1979 por cinco amigos/alunos do Lycée Pasteur na Vila Mariana, em São Paulo.


A banda era composta por Virginie (nos vocais), Alec Haiat (guitarra), Yann Lao (teclados), Xavier Leblanc (baixo), Dany Roland (bateria). Todos eles franceses ou filhos de franceses radicados no Brasil


A banda nasceu com o nome de "A Gota" (depois "A Gota Suspensa") até passar a se chamar "Metrô". O grupo também deixou o estilo rock progressivo e adotou uma linha mais pop rock, influenciados pela new wave.

O Metrô obteve enorme sucesso nas paradas brasileiras através de várias canções de seu disco de estréia, chamado “Olhar”, de 1985.

O primeiro sucesso foi "Beat Acelerado". 

Na sequência, veio "Tudo Pode Mudar" (conhecida também como “No Balanço das Horas“). Essa canção foi o maior sucesso de toda carreira da banda e um dos grandes hits da década de 80.

O grupo misturava no som influências de tecnopop e new wave com letras ingênuas cantadas num português levemente carregado de sotaque. As músicas embalaram as pistas da década. 

Outra canção de destaque do Metrô foi "Sandalo de Dândi".

A cantora Virginie chegou a ser considerada na época a “namoradinha do Brasil”. Hoje, vive em Madagascar, casada com um diplomata.

Atualmente, as músicas do Metrô tocam muito nas pistas de festas “trash” ou de revival dos anos 80.

Mais duas músicas de sucesso do Metrô: "Johnny Love" e "Ti Ti Ti".



Banda Metrô


Texto de Daniel Vito

2 comentários:

  1. Muito bão Daniel! Pra fechar o ano com nota 10!!! Grande abraço, Davi Duarte/)

    ResponderExcluir
  2. Agora até suspirei de saudades, era fã da Banda , curti muito esta época de sucesso da banda Metrô , como várias outras, do mesmo estilo!!!!!! Deixaram muitas saudades!!!!!

    ResponderExcluir