quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Homenagem ao gênio John Lennon

Neste dia 08 de dezembro, o blog “Papo do Som” lembrará os 31 anos do assassinato de um dos maiores músicos de todos os tempos. O eterno beatle John Lennon.


John Winston Lennon nasceu na cidade de Liverpool, no dia 9 de outubro de 1940. Foi um músico, compositor, escritor e ativista.

Ao lado de Paul McCartney, formou a mais famosa dupla de cantores e compositores de todos os tempos, com os Beatles. 
Porém, neste texto, vou destacar apenas a carreira solo dele.

Após casar com Yoko Ono e deixar os Beatles em 1969, John seguiu carreira solo e lançou o disco, chamado “John Lennon/Plastic Ono Band”, que contou com a participação de Ringo Starr, Yoko Ono e Klaus Voormann.
John Lennon fala do abandono da mãe e do pai na canção "Mother". (traduzida)

Em 1971, John atingiu o sucesso com o álbum “Imagine”. A faixa-título faz muito sucesso e tornou-se um hino da paz no mundo inteiro.

Outra faixa que estourou nas paradas foi “Jealous Guy”.

Em 1971, John e Yoko mudaram-se para Nova Iorque, nos Estados Unidos e no ano seguinte realizaram o álbum Some Time in New York City, destaque para a canção "Woman is The Nigger of The World".

No mesmo ano mais um grande sucesso "Happy Xmas (War Is Over)".

Em 1973, John lançou o álbum “Mind Games".

No ano seguinte, foi gravado o disco “Walls and Bridges”, destaque para a bela música “#9 Dream

No ano de 1975 John lançou o álbum “Rock and Roll”, que apresentava suas versões covers para rock antigos que ouvia na sua adolescência. Conseguiu fazer sucesso com a fantástica canção "Stand by Me" composição de Jerry Leiber, Mike Stoller e Ben E. King.

Na época da gravação do álbum Rock'n Roll, Yoko engravidou de John Lennon e após o nascimento do seu filho, Sean, John abandonou a carreira para se dedicar ao bebê e a família.

Após cinco anos afastado, em 1980, John Lennon voltou a gravar um novo álbum, “Double Fantasy”, que foi lançado em novembro.
Na música "(Just Like)Starting Over", John faz referências à sua volta.

"Woman" atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso. A música foi composta em homenagem à esposa Yoko Ono. Em entrevista à revista Rolling Stone, John disse a canção era sua versão para "Girl" (música que John compôs na época dos Beatles no álbum Rubber Soul) mais amadurecida.


A capa do disco "Double Fantasy"

Porém, em 8 de dezembro do mesmo ano, John Lennon foi assassinado em Nova York, aos 40 anos, por Mark David Chapman, que disparou 5 tiros contra John que voltava do estúdio de gravação junto com a mulher.
Uma ironia do destino: uma pessoa que sempre pregou a paz, morto de uma forma tão brutal. O assassino foi preso e acabou condenado à prisão perpétua

O corpo de John foi cremado no Cemitério de Ferncliff, em Nova Iorque, e suas cinzas foram guardadas por Yoko Ono.

A música "Watching the Wheels", do mesmo disco, fez muito sucesso, impulsionada pela morte de John Lennon.

Um filme muito bom sobre a vida dele é “O Garoto de Liverpool”, que mostra a vida de John Lennon como um adolescente solitário, abandonado por sua mãe (Julia) e criado por uma tia (Mimi). Também mostra sua amizade com o Paul McCartney e a carreira desde a banda The Quarrymen até a criação do The BeatlesVale a pena assistir.

Para finalizar, uma linda canção: “Love”, do primeiro disco solo dele, “John Lennon/Plastic Ono Band, de 1969.


Texto de Daniel Vito

Um comentário:

  1. eu sempre tive uma dúvida...
    pq o funeral de jonh lennon NUNCA foi mostrado?
    a cerimonia de cremação até mesmo por fora?

    ResponderExcluir