sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Especial Dia das Crianças – Séries Japonesas dos anos 80


Finalmente depois de muito tempo, encontrei um tempo livre para poder ficar em frente ao computador e voltar a escrever um texto para o meu blog...
A vida de adulto cheia de trabalho, compromissos, metas, às vezes nos deixa afastados de coisas tão simples, como relembrar os tempos de infância.

Nesse 12 de Outubro, Dia das Crianças, fiz uma pequena viagem sobre a minha infância, que, diga-se de passagem, foi maravilhosa: os inesquecíveis anos 80!!!
Dentre as grandes lembranças dessa época, algo que foi muito marcante para mim, foram as Séries Japonesas, que eram transmitidos na extinta Rede Manchete, e me hipnotizavam a ponto de esquecer de tudo.


Depois, vim saber que esse tipo de série se chamava Tokusatsu, algo traduzido como "filme de efeitos especiais"....... É sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.

Entre as séries que marcaram a geração dos anos 80, estão Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraiya, Maskman, Kamen Rider Black, Cybercops e Jiban....


E o que tem a ver séries japonesas com o Papo do Som???... Tudo a ver.... Pois esses seriados tinham trilhas sonoras fantásticas!!!.

Muito tempo antes de surgir o sul coreano Psy e a sua Gagngam Style (sucesso do momento) que a galera canta sem saber a letra, eu cantava ao som das músicas orientais desses seriados japoneses.... Qual garoto (ou garota) daquela época que nunca cantou “Jaspion... Changeman”???... e sem saber o que a letra dizia.... rsrs

Nesse post, vou relembrar de três séries marcantes e que praticamente iniciaram a febre dos seriados japoneses nos anos 80... Jaspion, Changeman e Jiraiya... Inclusive na época, foram vendidos brinquedos, álbuns de figurinhas e outros produtos.

Começando por “Kyojuu Tokusou Jaspion”, lançado no Brasil sob o título de “O Fantástico Jaspion”..... 

Foi uma série produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios.....
Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel-título.... No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1988....
E a música de abertura da série até hoje é inesquecível.... Ore ga Seigi da! Juspion, cantada por Ai Takano.

Mais quatro canções principais da série Jaspion: “Powerful Fighter Juspion” e “Ginga no Taazan”, ambas cantadas por Akira Kushida (um dos principais cantores de trilhas de séries japonesas).... além de “Ryuusei no Senshi” e "Neppuu Yarou Juspion" de Ai Takano.

Powerful Fighter Juspion 

Ginga no Taazan

Ryuusei no Senshi

"Neppuu Yarou Juspion"

Também não posso esquecer as trilhas de fundo, os BG’s que davam um toque diferencial, de emoção e aventura nos capítulos.  

Outra série, que juntamente com Jaspion, estourou de sucesso no Brasil foi Changeman....

Dengeki Sentai Changeman, lançado no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman é uma série da parte da franquia dos Super Sentais (gênero caracterizado por um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais e usam roupas de cores diferentes). Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986.
Fez grande sucesso em seu país de origem e no Brasil, onde foi exibido a partir de 1988 pela Manchete.....

Dessa série eu destaco duas músicas: O tema de abertura “Dengeki Sentai Changeman”, e “Fight! Change Robo” (tema do robô gigante), ambas cantadas por Hinoboru Kageyama.

Dengeki Sentai Changeman

Fight! Change Robo


Agora, vou relembrar a minha série japonesa favorita: Jiraiya!!!....

Sekai Ninja Sen Jiraiya, lançado no Brasil sob o título Jiraiya, o Incrível Ninja, da franquia dos Metal Heroes..... Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 e 24 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios.
A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão da franquia na qual está inserida, introduzindo um herói sem super poderes, e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes.

Dessa série, separei sete músicas da trilha sonora
Jiraiya, por Akira Kushida (tema de abertura)... essa era a abertura oficial.

E agora, a música completa: Jiraiya, por Akira Kushida
 

Jiraiya Sanjou!, por Akira Kushida... uma das melhores canções da série.

Hikaru Kaze, por Akira Kushida

Yami no Kajin, por Akira Kushida (música da Família dos Feiticeiros)

Unare Jikou Shinkuu Ken, por Akira Kushida (tema da Espada Olímpica)

Kagayake! Jiraiya, por Takumi Tsutsui (cantada pelo ator que interpretava o herói Toha/Jiraiya)

SHI NO BI '88, por Akira Kushida (tema de encerramento)

Detalhe: Eu tenho uma foto com o Jiraiya, Takumi Tsutsui!!!.... Foto tirada num evento anime de 2008.....

Poder relembrar dessas séries e momentos da minha infância me deixou extremamente feliz.... e com aquele gostinho de saudade boa!!!

Em um próximo post, eu falarei sobre outros seriados japoneses de sucesso no Brasil...

Feliz Dia das Crianças a todos!!!!!!


Texto de Daniel Vito

Um comentário:

  1. Esta comunidade é destinada aos fãs das séries, filmes e desenhos que passavam na década 80 e 90.

    Convide seus amigos e familiares.

    Relembrar é viver.


    http://www.facebook.com/groups/tvanos80.90/

    ResponderExcluir