quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bandas Britânicas anos 60: Herman’s Hermits


Com a chegada da Olimpíada de Londres, o blog “Papo do Som” decidiu entrar na trilha sonora de bandas inglesas que fizeram sucesso nos anos 60, época da Primeira Invasão Britânica do Rock n Roll.
Assim, preparamos alguns textos especiais sobre grupos da época, os menos conhecidos.... (desta vez, deixaremos de fora os peso pesados: The Beatles, Rolling Stones, The Who....)


Uma rápida introdução:
No final dos anos 50, o rock n roll era influenciado por artistas dos Estados Unidos, como: Chuck Berry, Elvis Presley e Bill Haley e outros grupos.
Até então, as bandas britânicas não tinham chance de fazer o mesmo nos Estados Unidos, até que a Capitol Records lançou "I Want To Hold Your Hand" dos Beatles no final de 1963.


A apresentação dos Garotos de Liverpool no programa “The Ed Sullivan Show” na noite de 9 de fevereiro de 1964, alcançando então a maior audiência televisiva da história, é vista por muitos como o marco zero da Invasão Britânica na Terra de Tio Sam, o principal mercado da música.


Isso abriu o caminho para outras bandas da Terra da Rainha divulgarem suas músicas nos Estados Unidos, como os Rolling Stones, The Who, The Animals, The Kinks, The Dave Clark Five, Gerry & The Pacemakers e muitos outros.

Hoje, no meu primeiro post sobre bandas britânicas da década de 1960 vou destacar um grupo da cidade de Manchester, e que eu curto, chamado Herman’s Hermits.


Formado no ano de 1963 por Peter Noone (vocalista), Karl Green, Keith Hopwood, Derek Leckenby e Barry Whitwam.


Eles alcançaram diversos "hits" nas paradas americanas e inglesas entre 1964 e 1968.
Nos Estados Unidos, em determinado momento, chegaram perto da popularidade dos Beatles.

O primeiro grande sucesso foi “I'm Into Something Good”, de 1964.


Uma das curiosidades é que nas gravações, eram algumas vezes substituídos por músicos de estúdio; sendo o mais famoso deles o guitarrista Jimmy Page, mais tarde um dos fundadores da banda Led Zeppelin!!!

A banda acabou no ano de 1971, após 11 discos lançados.....


Selecionei cinco boas músicas do Herman’s Hermits de bastante destaque.... Aliás, tenho um CD deles com as melhores e é muito bacana.

Mrs. Brown You've Got A Lovely Daughter” – 1965 (EUA, posição na parada: 1o lugar)
 



"I'm Henry VIII, I Am" – 1965  (EUA, posição na parada: 1o lugar)

"Dandy" – 1966 (EUA, posição na parada: 5o lugar)

E as duas ultimas músicas foram as mais conhecidas deles no Brasil....
"No Milk Today" – 1966 (EUA, posição na parada: 35o lugar)

"There's A Kind Of Hush" – 1967 (EUA, posição na parada: 4o lugar)



Texto de Daniel Vito

3 comentários:

  1. Nota Dez para as bandas britânicas mós anos 60, destaco além de Herman's hermits..Garry Lewis and playboys..The Hollies..Billy J. KRAMER..além das melhores Beatles e Rolling Stones..

    ResponderExcluir
  2. Gary Lewis and Playboys são americanos. Valeu.

    ResponderExcluir