segunda-feira, 30 de julho de 2012

Bandas Britânicas anos 60: The Animals


Uma das bandas mais importantes durante a "Invasão Britânica" na década de 60, foi o The Animals.


Formada no ano de 1963 na cidade de Newcastle, norte da Inglaterra, por Eric Burdon (vocais), Alan Price (órgão), Hilton Valentine (guitarra), John Steel (bateria) e Chas Chandler (baixo).


Eles buscavam as raízes do blues e do folk, sendo influenciados por Chuck Berry (com quem fizeram uma turnê), Bob Dylan, Nina Simone, Little Richard e Bo Diddley. Eles apresentavam versões do rhythm and blues

Para poderem alcançar maior projeção, se mudaram para Londres em 1964, a tempo de serem incluídos na Invasão Britânica.

Com certeza, o maior sucesso até hoje é "House Of The Rising Sun", um tradicional folk norte americano, que nesta gravação de 1964, destacava a voz potente de Eric Burdon.... Um hino do rock n' roll!!!!!
Foi a primeira vez desde 1962 que uma música gravada por uma banda britânica e não escrita pela dupla John Lennon e Paul McCartney (dos Beatles) alcançava o 1º lugar nas paradas nos Estados Unidos.


Os Animals ainda alcançaram sucesso com seus compactos "Bring It On Home To Me", 1965 e "Don't Let Me Be Misunderstood", também de 1965; ótima canção... uma das que eu mais gosto deles!!!...


Em 1965, entretanto, o grupo estava prestes a se separar. Alan Price deixou o conjunto para continuar como artista solo.
A banda continuou, agora sob o nome de "Eric Burdon and the Animals", mudando seu estilo musical. Abandonando o blues, passaram a tocar a versão de Burdon para o som psicodélico.

Alguns dos sucessos desta época foram "San Franciscan Nights" e "Monterey", um tributo ao histórico festival de 1967 que apresentou, entre outros, Janis Joplin, Jimi Hendrix e os próprios Animals.


Em 1970 a banda se dissolveu... Mas durante esta década, influenciou vários grupos de Rock'n'Roll pela batida que conseguiam fazer, um deles, os Ramones.

Os integrantes tentaram retomar a carreira duas vezes: no meio dos anos 70, e depois em 1983, porém, não tiveram grande repercussão.

O The Animals será sempre lembrado como um dos expoentes britânicos da década de 60.


Para encerrar este post, separei mais duas ótimas canções deles:...

Around And Around

Baby Let Me Take You Home”, de 1964 




Texto de Daniel Vito

2 comentários:

  1. Essa é com todo certeza a minha banda favorita,eles são os melhores!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro the animals ! Eric Burdon tem uma das vozes mais lindas e sensuais do rock!

    ResponderExcluir