quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Samba Paulista dos Demônios da Garoa

Setembro está chegando ao fim, e vou falar sobre o show que eu fui duas vezes neste mês e curti bastante: Demônios da Garoa no Bar Brahma.


Eu já tinha visto alguns shows dos Demônios, mas não num espaço intimista como o Bar Brahma (com capacidade para 400 pessoas). Assim, pude ficar mais a vontade para aproveitar esta apresentação, é claro, tomando o belo chopp, um dos melhores da cidade!!!

Principais intérpretes de Adoniran Barbosa, os Demônios da Garoa já fazem parte da história do local, um dos grandes pontos da boemia de São Paulo.

O grupo, que é uma lenda viva da música brasileira, tocou os sucessos de mais de 60 anos de carreira, não deixando ninguém ficar parado.

Não faltaram os clássicos inesquecíveis como: “Saudosa Maloca”, “Trem das 11”, “As Mariposas”, “Tiro ao Álvaro”, "Iracema", "O Samba do Arnesto", "Ói Nóis Aqui Trá Veiz", "Vila Esperança", "Vai no Bexiga pra Ver", entre outros.
Saudosa Maloca

O que eu gostei bastante foi que eles cantaram algumas músicas de Rock n Roll, no estilo “Demônios da Garoa” e achei muito legal.  Ao invés de Samba Rock, foi uma espécie de “Rock Samba”. 

Veja como ficou a música "Óculos", de Herbert Viana, dos Paralamas do Sucesso em ritmo de samba...


Abaixo, mais duas músicas que gravei do show:

Tiro ao Álvaro

"Apaga o Fogo Mané"


Agradecimentos a Naiane Santos, da assessoria de imprensa Agência Cartaz!


Texto de Daniel Vito

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lembranças do “Síndico” Tim Maia

Se estivesse vivo, Tim Maia completaria 69 anos no dia 28 de setembro. Um gênio da música brasileira! O Rei da Soul Music!!!


Ele está na minha humilde lista dos 3 maiores cantores do País, ao lado de Raul Seixas e Roberto Carlos. Porém, a voz dele é, sem dúvida, a melhor dos três. Inigualável.

Sebastião Rodrigues Maia nasceu no Rio de Janeiro e começou trabalhando cedo, no bairro da Tijuca, onde distribuía marmita quando era criança.
Ele foi um dos pioneiros na introdução do estilo soul na MPB e um dos maiores ícones da música nacional.

Desde a infância já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, integrou o grupo The Sputniks, onde cantou junto a Roberto Carlos.

Em 1959, foi para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com a soul music sendo preso e deportado por roubo e porte de drogas.

Tim Maia era uma figura única na música popular brasileira: rebelde, excêntrica e genial. Ele sempre foi “do contra”: Um belo exemplo disso é que, no início da carreira, enquanto os vários grupos e cantores ganhavam dinheiro com as músicas da Jovem Guarda, Tim soltava sua voz misturando soul e funk com samba e baião.

A obra de Tim Maia é tão grande e maravilhosa, que é impossível colocar as melhores músicas dele em apenas um texto. Por isso, o blog “Papo do Som” vai destacar hoje a época mais brilhante dele: os anos 70. Depois, escreverei textos sobre os anos 80 e 90, além dos 3 discos da série “Tim Maia Racional” (essa parte merece um capítulo especial).

Em 1970, Tim Maia gravou o primeiro LP "Tim Maia", que rapidamente virou um sucesso com músicas como "Azul da cor do mar" e "Primavera".
O disco contém uma mistura de rock e soul.

"Azul da cor do mar

"Primavera"

No ano seguinte, mais hits nas paradas: "A Festa do Santo Reis", "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)" e “Você
A Festa do Santo Reis

Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)

"Você"

Um dos grandes sucessos na voz de Tim Maia foi lançado em 1973: "Gostava Tanto de Você", música composta por Edson Trindade em homenagem à sua filha que havia falecido.

No mesmo disco tem outra belíssima canção: "Réu Confesso"

Em 1978, na onda da Disco Music, ele grava o disco “Tim Maia Disco Club“, com a participação da Banda Black Rio. Destaque para as ótimas faixas "Acenda o Farol", "Sossego" e "Se Me Lembro Faz Doer"
Acenda o Farol 

Sossego

"Se Me Lembro Faz Doer"

Para finalizar este especial, o álbum “Reencontro”, de 1979, que possui uma das minhas músicas favoritas de Tim Maia: "Lábios de Mel". Uma letra magnífica.
Venha ser a amada amante te desejo
Quero me perder nos teus beijos
Quero hoje te amar
Venha ser a companheira esperada
Corpos juntos, mãos dadas, preciso de você


Tim Maia foi um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ganhou o apelido de "Síndico do Brasil" de seu amigo Jorge Ben Jor na música W/Brasil.

Ele faleceu no dia 15 de março de 1998, com apenas 55 anos, vítima de parada cardiorrespiratória quando iniciava um show no Teatro Municipal de Niterói.

A revista Rolling Stone classificou Tim como o 9º maior artista da música brasileira.


Mesmo após 13 anos de sua morte Tim Maia estará para sempre na memória do povo brasileiro!!!!!


Texto de Daniel Vito

O Mito da Beleza Brigitte Bardot

No dia 28 de setembro é aniversário de um dos ícones femininos do século 20: Brigitte Bardot, atriz e cantora francesa, que completa 77 anos.

Brigitte Anne-Marie Bardot, conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual e de beleza dos anos 1950 e 60.
Muitos famosos a idolatravam. Entre eles, os ex-Beatles John Lennon e Paul McCartney.

Ela estreou no cinema aos 17 anos no filme “Le Trou normand” (de 1952).

Um dos principais filmes da carreira foi “E Deus Criou a Mulher” (1956), que virou um grande sucesso mundial. O longa transformou BB num sex-symbol, com suas cenas de nudez.


Ao todo, Brigitte gravou cinquenta filmes e também dezenas de discos. E é justamente a obra musical dela que o blog “Papo do Som” vai mostrar.

Selecionei algumas canções de destaque da carreira de Brigitte Bardot. 
Até na música, havia um toque de sensualidade característico de BB. 

"Ne me Laisse pas Laimer", atualmente usada na propaganda da cerveja Stella Artois. Um clássico da música francesa.

"L'appareil à Sous" - Um rockabilly francês muito legal, de 1963. Vídeo com cenas do filme E Deus Criou a Mulher

Outra boa canção: "Je danse donc je suis"

"Je manque d'adjectifs

A carreira musical de Brigitte também ficou marcada pela parceria com Serge Gainsbourg, na qual teve um romance.
Uma das canções marcantes foi "Bonnie e Clyde", clássico de 1967.

"Je t'aime Moi Non Plus" foi escrita por Gainsbourg como uma inspiração de Brigitte, que o pediu para escrever a música de amor mais bonita. 
Realmente foi o maior sucesso da carreira de Serge Gainsbourg ao lado de Jane Birkin, e é uma das canções mais sensuais de todos os tempos.
Brigitte Bardot chegou a gravar "Je t'aime Moi Non Plus", mas se arrependeu e pediu para que não fosse lançada para evitar um escândalo no seu casamento e carreira no cinema.
Ouça a versão original (com Brigitte). Simplesmente espetacular!!!

Para quem não sabe, Brigitte Bardot fez algumas visitas no Brasil no verão de 1964. Ela ficou hospedada numa pequena cidade do litoral do Rio de Janeiro chamada Armação dos Búzios. 
Depois disso, Búzios virou município e tornou-se um dos pontos mais sofisticados e procurados do verão brasileiro.

Para homenagear, a Prefeitura local criou a Orla Bardot, na Praia da Armação, e instalou ali uma estátua de bronze da atriz em tamanho natural.
Em sua biografia, ela deixou registrado que os períodos passados em Búzios foram as épocas mais lindas de sua vida.

Brigitte também é reconhecida por ter popularizado o biquíni, usando-o em seus primeiros filmes, nas praias e em dezenas de fotos de revistas.


Em 1973, pouco antes de completar 40 anos, Brigitte anunciou que estava encerrando sua carreira. Ela escolheu usar a fama pessoal para defender os direitos animais e tornou-se vegetariana.

Brigitte Bardot; uma mulher que encantou o mundo!!!


Texto de Daniel Vito

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Show Impecável do Roupa Nova

A banda Roupa Nova realizou nos dias 23 e 24 de setembro shows no Credicard Hall, em São Paulo. E eu tive o prazer de assistir a concorrida apresentação do dia 24 (sábado).


Sou fã do Roupa Nova, mas nunca tinha visto o show desta maravilhosa banda. E posso dizer que foi um momento muito especial. A emoção rolou solta, com músicas marcantes.

O Credicard Hall estava completamente lotado. Pessoas de todas as idades (principalmente mulheres e casais) cantando a plenos pulmões os grandes sucessos da banda, que completa 30 anos de carreira.

Além da excelente qualidade musical e vocal dos integrantes do Roupa Nova, a banda ainda teve o acompanhamento de uma orquestra, que trouxe uma magia maior nas músicas.


Eu fiquei bastante emocionado (só quem tem coração de pedra ou de gelo para não curtir um evento desse nível) e fiquei sem palavras para descrever o que senti após este show espetacular!!!

O Roupa Nova é um caso único no cenário musical mundial, com todos os integrantes juntos desde a criação da banda, em 1981. Com Ricardo Feghali (nos teclados, violão e vocais), Nando (no baixo e vocais), Paulinho (percussão e vocais), Cleberson Horsth (teclados e vocais), Kiko (guitarra, violão e vocais) e Serginho Herval (bateria e vocais).

Separei algumas músicas desta apresentação.

Abertura do show e a música "Sapato Velho"

Medley com as músicas Trem azul/ Anjo/ Princesa

Dona

Coração Pirata (o som ficou um pouco distorcido, mas vale o registro)

Meu Universo é Você
 

Outro Medley com alguns temas marcantes: Tema do Rock in Rio, Tema da Vitória, Aguenta Coração e Todo Azul do Mar

E para a felicidade dos fãs, o Roupa Nova anunciou que fará uma comemoração em grande estilo dos 30 anos de carreira: Em um cruzeiro marítimo entre os dias 24 e 27 de março de 2012. 
O Navio do Roupa Nova será a bordo do MSC Armonia, um dos mais luxuosos e badalados transatlânticos da temporada de verão da costa brasileira. O navio sairá do porto de Santos, com escala em Búzios e Ilhabela.

As cabines podem ser adquiridas a partir de R$ 1.690,00 em 10 x sem juros. Informações e reservas no site: www.cruzeiroroupanova.com.br ou no tel. (11) 3123-1101. 

Com certeza será uma viagem inesquecível!!!



Agradecimento especial à Assessoria de Imprensa da Time For Fun.



Texto de Daniel Vito

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Dia do Verdadeiro Rock in Rio 2011

Não querendo polemizar, já polemizando, mas a edição do Rock in Rio 2011 é fraquíssima, em relação a artistas.

Poucas coisas se salvam neste Festival:... entre eles: Metallica, Motörhead, Red Hot Chilli Peppers, Guns n Roses, Elton John e Stevie Wonder.

James Hetfield, do Metallica

E digo com toda a certeza que o melhor e único dia do verdadeiro Rock in Rio foi no domingo, dia 25 de setembro (o dia do Metal).

Eu sei que o “Rock in Rio“ se transformou numa grande “marca”, vendida como um festival de música onde participa qualquer estilo (axé, funk, black, R&B, sertanejo). E até sendo realizada em outros lugares do mundo (Rock in Rio Lisboa ou o Rock in Rio Madrid). É uma verdadeira máquina de fazer dinheiro.
Então, para atender a essa indústria gigante, o festival se vende a artistas que estão nas paradas atuais de sucesso, porém, nada tem a ver com o foco do “Rock in Rio”.

Alguém pode até dizer: o primeiro Rock in Rio, de 1985, também teve os “óvnis”, como Ivan Lins, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Alceu Valença...
Mas vamos analisar: Quais eram os artistas principais daquela primeira edição? Iron Maiden, AC/DC, Queen, Yes, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, Scorpions, Whitesnake, James Taylor... com certeza um timaço da música!!!

Vamos ao que interessa:... Separei os shows do Metallica e do Motörhead na íntegra. Para você pirar no rock n’ roll.. ver e rever estes momentos marcantes!

Show do Metallica (vídeo com 2 horas e 15 minutos de Rock)

Show do Motörhead (dividido em 3 partes de 20 minutos).... Para mim, o melhor show do Rock in Rio 2011!!!!
Motörhead (Parte 1)

Motörhead (Parte 2)

Motörhead (Parte 3)



Até falei para algumas pessoas: “para mim, o Rock in Rio só teve um dia: o do Metal e o festival já acabou!!!”  

Motörhead

Ainda haverá mais 4 dias de shows, mas nada que me empolgue a ponto de assistir na tv.

Então, para quem fica, bom divertimento!!!!... Aproveitem!!!!!..

E vamos torcer para que no Rock in Rio 2013 os organizadores chamem mais nomes de peso!!!!


Texto de Daniel Vito 

Especial Bryan Ferry (do Roxy Music)

O texto que vou escrever é sobre um artista que eu curto: Bryan Ferry, músico inglês que ficou conhecido como vocalista do grupo Roxy Music.
Ele faz 66 anos de idade neste dia 26 de Setembro.


O Roxy Music foi formado em 1971. O som aliava o rock progressivo ao visual glitter. O grande espaço reservado aos sintetizadores deu o tom peculiar à música da banda.

O Roxy Music entrou para a história como a principal influência do movimento new wave e grupos eletrônicos que conquistaram a Inglaterra e o resto do mundo nos anos 80. 

Apesar da dedicação ao grupo, Bryan Ferry começou uma carreira solo paralela em 1973, com o álbum "These Foolish Things", em que interpretava canções de Bob Dylan, The Beatles e Rolling Stones, entre outros.

Um dos grandes hits do Roxy Music é o single "Jealous Guy", de 1981, um cover de uma música de John Lennon, como tributo ao ex-beatle, assassinado um ano antes. A canção chegou ao topo das paradas.

No ano de 1982, a banda lança o disco “Avalon”. Destaque para a música titulo do álbum e "More Than This", outro grande clássico.



A primeira fase do Roxy Music durou até 1983, quando os integrantes decidiram seguir carreira solo. E Bryan Ferry conquistou um considerável sucesso.
Um dos seus trabalhos de maior destaque foi "Slave to Love" de 1985. Foi tema do filme “9 Semanas e Meia de Amor”, com Kim Basinger e Mickey Rourke.


Outra faixa marcante de Bryan Ferry foi "Don't Stop the Dance".


Bryan Ferry ficou conhecido por namorar mulheres lindíssimas, que apareciam como modelos de capa nos álbuns do Roxy Music. Uma delas foi Jerry Hall (que depois casou com Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones).
Capa do álbum "Siren", de 1975, com Jerry Hall

O Roxy Music voltou a reunir em 2001 e continua em ativa até hoje.



Texto de Daniel Vito

A Festa do Interior com Gal Costa

O “Papo de Som” vai falar sobre uma das maiores artistas do Brasil:
A baiana Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa, que completa 66 anos no dia 26 de setembro.
Dona de uma voz doce, é uma das melhores cantoras da MPB. Com a sua qualidade, já cantou Bossa Nova, Rock, Frevo, Baião, Samba e outros ritmos de forma impecável.

Gal iniciou a carreira ao lado de um timaço formado por Caetano Veloso (grande amigo dela), Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, no espetáculo “Nós, por Exemplo” em agosto de 1964, em Salvador.
O primeiro disco solo veio em 1969, que traz as canções "Baby" e "Divino maravilhoso"


Em 1971, grava um compacto duplo importantíssimo em sua carreira; e uma música de destaque foi "Sua estupidez" (de Roberto e Erasmo Carlos). Vídeo histórico de 1970, com um depoimento fantástico de Tom Zé!!!... uma raridade!

Em 1975, Gal faz imenso sucesso ao gravar para a abertura da novela da Rede Globo "Gabriela" a canção "Modinha para Gabriela" (de Dorival Caymmi).

Ao lado dos colegas Gilberto Gil, Caetano e Maria Bethânia, participa, em 1976, do show "Doces Bárbaros", nome do grupo batizado e idealizado por Bethânia. O disco é considerado uma obra-prima.
Capa do disco "Doces Bárbaros"

Na seqüência, ela grava o disco "Gal Tropical", onde tem um dos maiores sucessos: "Balancê" (original, interpretada por Carmem Miranda no ano de 1936).

No ano de 1981, Gal lançou um dos discos mais famosos de sua carreira, "Fantasia", que trouxe vários sucessos, como "Meu bem meu mal", e "Festa do interior".


Três anos depois, Gal grava o disco "Profana", com os hits "Chuva de prata", "Nada mais" e "Vaca profana".



O disco "Bem Bom", de 1985, ficou marcado com a música  "Um dia De Domingo", em um dueto inesquecível com Tim Maia.

Em 1988 mais um grande estouro: Gal grava a música "Brasil" (de Cazuza - Nilo Romero - George Israel) para a abertura da novela "Vale tudo", da Rede Globo.

Outro grande sucesso de vendas foi o CD "Acústico MTV", de 1997, no qual cantou vários hits de sua carreira. Neste álbum ela também fez uma nova versão de "Lanterna dos Afogados", cantando ao lado do autor da canção, Herbert Vianna.... Uma belíssima gravação.


Gal Costa sempre encantou o público com a sua belíssima voz, e por isso, merece toda a admiração e este espaço no blog!!!!


Texto de Daniel Vito

"Você se Lembra?" Suzanne Vega

O “Papo do Som” relembra nesta semana um dos grandes sucessos do final dos anos 80. A música “Luka” da cantora norte-americana Suzanne Vega.


A canção, lançada em 1987, fez parte do álbum “Solitude Standing” e virou um hit mundial.

Apesar da música ter um ritmo alegre, ela esconde uma letra triste: A violência e o abuso contra criança que vivia em um apartamento. No entanto, o teor da letra passou despercebido pelo público de vários países de língua diferente da inglesa.
Veja a música com tradução:


Suzanne Nadine Vega nasceu em Santa Mônica, na Califórnia, no dia 11 de julho de 1959.

Por volta de 1968, com nove anos de idade, começou a se interessar por literatura, escrevendo poemas. Com 14 anos, escreveu sua primeira canção.

Na década de 70, começou a participar de um grupo de cantores, sendo influenciada pelo compositor canadense Leonard Cohen.

Dispondo de apenas um violão, Suzanne apresentava suas canções, como forte influência do folk, em alguns bares situados em Greenwich Village.

Seu bom desempenho nas apresentações lhe propiciaram o contrato para gravação do primeiro álbum, lançado em 1985.

A fama mundial veio com o segundo disco: “Solitude Standing” de 1987, elogiado por crítica e público. A música “Luka”, tocou nas rádios do mundo inteiro. E para mim, é uma das músicas mais legais da época.


Neste mesmo álbum, outro sucesso de Suzanne Vega: “Tom's Dinner”. Relembre esta canção:

 

Suzanne Vega continua a carreira, mas não obteve nenhum outro grande hit como “Luka”.

 

Texto de Daniel Vito